O que é Semântica ?
A complexidade das inter-relações entre a linguagem pensada / falada /escrita pelos humanos e a linguagem codificada / decodificada binariamente pelos sistemas e dispositivo pode criar um criar abismo cognitivo na interpretação das mais simples tarefas.
MUNDO DIGITAL
Fábio Flatschart
3/19/20241 min read


Semântica é o estudo dos significados. Esta é uma maneira correta, porém extremamente simplificada de definir esta particularidade do estudo dos fenômenos relacionados ao estudo da linguagem.
Walmírio Macedo, autor do “Livro da Semântica: Estudo dos signos linguísticos” aponta três esferas para uma abordagem holística da problemática semântica: lógica, psicológica e linguística.
Lógica: Estabelece as relações do signo com o universo real
Psicológica: Envolve os aspectos comunicacionais e ganha corpo quando se estabelecem as relações referenciais de interpretação entre emissor e receptor
Linguística: Envolve os aspectos técnicos inerentes à formatação do código e da linguagem
Por razões óbvias, é na linguagem falada que a semântica assume sua maior parcela de importância.
A complexidade das inter-relações entre a linguagem pensada / falada /escrita pelos humanos e a linguagem codificada / decodificada binariamente pelos sistemas e dispositivo pode criar um criar abismo cognitivo na interpretação das mais simples tarefas. Quem nunca passou pela, às vezes irritante, contribuição dos mecanismos tentando nos ajudar: Você quis dizer... ?
Apesar do aparente sucesso e da rápida evolução das interfaces, estamos na pré-história das relações semânticas homem-máquina, estamos construindo juntos o léxico, a sintaxe e semântica de uma nova sociedade, mediada por algoritmos.
Para diminuir este abismo cognitivo o léxico, o conteúdo, não pode ser articulado livremente, amontoando-se e justapondo-se aleatoriamente ou com pouca consistência, ele precisa estar “amarrado” na dualidade Conjunto X Estrutura.
Segundo Walmirio Macedo, conjunto é um conglomerado de elementos, uma lista, uma coleção. Estrutura é um conjunto cujos elementos se encadeiam e se articulam entre si. Uma pilha de tijolos é um amontoado, quando ordenados e amalgamados viram uma parede.
A noção de estrutura, de que a noção do todo é maior do que a simples soma das partes que estabelece uma relação íntima com outro aspecto importante do entendimento semântico: A Gestalt. Mas isso já é assunto para uma outra oportunidade...
© 2021 Instituto Semiose de Educação. Todos os direitos reservados
Descubra o poder da sua criatividade!
Comece a transformar suas ideias em realidade.
LOCALIZAÇÃO
São Paulo, Brasil