Digitus
Em algum ponto da história, quando a humanidade teve a necessidade de estabelecer relações de correspondência entre a quantidade e o seu significado exato, algo que fosse além das noções de “poucos” ou “muitos”.
MUNDO DIGITAL
Fábio Flatschart
3/25/20241 min read


A palavra “digital” tem sua origem no latim digitus - di.ɡi.tʊs - que em português significa dedo ! Dela surgem as expressões:
Impressão digital (impressão do dedo)
Digitar um texto (escrever um texto utilizando usar um dispositivo de teclas acionadas pelos dedos)
A digitação no violão (a colocação dos dedos de maneira correta no instrumento)
Mas por que então mídia digital, livro digital? Qual a relação com a palavra “dedo”?
Em algum ponto da história, quando a humanidade teve a necessidade de estabelecer relações de correspondência entre a quantidade e o seu significado exato, algo que fosse além das noções de “poucos” ou “muitos”, surgiu a contagem comparativa através do uso dos dedos que estabelecia uma correspondência biunívoca entre objetos e quantidades. Um dedo era um número, um dígito, e até hoje usamos desta metáfora com nossas crianças.
Trazendo e relação dedo > dígito > número para o contexto moderno, podemos dizer que digitalizar é transformar em números. Sim, o mundo digital é feito de números, muitos números, é como os sistemas computacionais constroem e representam a informação.
Enquanto que na mídia analógica é estabelecida uma relação de comparação (analogia) direta com o objeto ao qual ela representa, na mídia digital a representação acontece através da codificação / decodificação de números e para isso temos diversos sistemas de numeração como o decimal (0 dígitos), o hexadecimal (16 dígitos) e o binário (2 dígitos).
© 2021 Instituto Semiose de Educação. Todos os direitos reservados
Descubra o poder da sua criatividade!
Comece a transformar suas ideias em realidade.
LOCALIZAÇÃO
São Paulo, Brasil