A origem da Internet

Em 03 de outubro de 1969, pela primeira vez, dois computadores em locais remotos se comunicaram através de uma rede. Conectados por mais de 350 quilômetros de linha telefônica alugada, as duas máquinas, uma na University of California in Los Angeles (UCLA) e o outra no Stanford Research Institute (SRI), fizeram uma tentativa de transmitir a mais simples mensagem: a palavra “LOGIN”.

MUNDO DIGITAL

Fábio Flatschart

4/1/20242 min read

Apesar de historicamente concebida nos Estados Unidos como um projeto militar da ARPA (Advanced Research Projects Agency - hoje chamada DARPA) através da criação uma rede experimental de computadores denominada ARPANET em 1969, suas origens e precedentes apontam para um esforço revolucionário de países, pessoas e instituições que de paradigmas econômicos, sociais e burocráticos.

"Em 03 de outubro de 1969, pela primeira vez, dois computadores em locais remotos se comunicaram através da rede. Conectados por mais de 350 quilômetros de linha telefônica alugada, as duas máquinas, uma na University of California in Los Angeles (UCLA) e o outra no Stanford Research Institute (SRI), fizeram uma tentativa de transmitir a mais simples mensagem: a palavra “LOGIN” transmitida uma letra de cada vez. As letras “L” e “O” foram transmitidas perfeitamente. Quando a letra “G” foi transmitida, o computador do SRI travou" (CUSIN, C.; BACHINI, C.; FLATSCHART, F. Open Web Platform. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2013)

Em 1973 eram feitas as primeiras descrições do protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol & Internet Protocol) por Vint Cerf e Bob Kahn e partir deste protocolo central, hoje o “core” da Internet outros surgiram para que a rede pudesse comportar um número de acessos cada vez maior. Mas a data conhecida como o advento oficial da internet foi acontecer apenas em primeiro de janeiro de 1983, quando os computadores conectados na ARPANET mudaram os seus antigos protocolos pela nova tecnologia.

O protocolo TCP/IP é uma suíte (conjunto) de protocolos de comunicação entre computadores dentro de uma rede, ele é formado por dois protocolos independentes que trabalham interligados, o TCP e o IP.

  • IP: É o mais importante protocolo de comunicações da Internet, sua missão é enviar pacotes de dados de uma máquina para outra, contém um endereço de destino e um endereço de origem.

  • TCP: Enquanto a camada IP não pode assegurar de que os dados serão entregues adequadamente o TCP inclui códigos de sequenciamento e reconhecimento que permitem que um pacote chegue ao destino corretamente.

Mas isso ainda era um embrião do poder de impacto da rede, seria preciso um modelo hipertextual representado em interfaces gráficas para que bilhões de pessoas fossem integradas: A Web, que só chegaria nos anos 1990, falaremos disso no próximo post...